logo Blog

Dia Nacional e Internacional dia do idoso

Dia 01/10 – Dia Nacional e Internacional dia do idoso

            A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1991 o 1ª de outubro como Dia Internacional do Idoso. O objetivo desta data é conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre o envelhecimento e quais cuidados são necessários para essa idade. No Paraná, o Governo do Estado busca criar condições para que a gestão pública suporte a população com mais de 60 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.

        No estado do Paraná o sus vem sendo melhorado para que as pessoas desta idade terem melhor qualidade de vida relacionado a saúde, nas melhorias envolvemos:

            PLANIFICASUS - O Paraná é um dos estados que participa do projeto-piloto PlanificaSUS com foco na Linha do Cuidado ao Idoso, proposta criada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com apoio do Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde, e executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

            Envelhecimento Saudável é definido pela Organização Mundial da Saúde como o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar em idade avançada.

            Atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde.

Principais objetivos:

–   Chamar a atenção para igualdade al longo da vida

– Aproveitar as experiências dos cidadãos da chamada terceira idade, promovendo proteção social e dando acesso à saúde;

–  Refletir sobre as melhores práticas, lições e progressos para mudar as narrativas e estereótipos negativos que envolvem a velhice.

 

Fontes:

https://bvsms.saude.gov.br/01-10-dia-nacional-do-idoso-e-dia-internacional-da-terceira-idade-a-jornada-para-a-igualdade/

https://www.saude.pr.gov.br/Noticia/1o-de-Outubro-Dia-Internacional-do-Idoso

Postado em:1st Oct 2021 15:40:39

VOLTAR >>Bem-Estar