(41) 3512-5900
R. Desembargador Westphalen, 2151 - Rebouças - Curitiba/PR

DIA NACIONAL DA VACINAÇÃO – 17 DE OUTUBRO


No dia 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, uma data criada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de ressaltar a importância da vacina no controle de doenças e na prevenção de epidemias. Graças ao surgimento das vacinas, diversas doenças simplesmente desapareceram da nossa história e muitas outras estão com índices bastante reduzidos de contaminação.

→ O que são vacinas?

As vacinas são agentes imunizadores produzidos a partir de organismos causadores de doenças, tais como vírus e bactérias, que se encontram enfraquecidos ou mortos. Esses produtos são ingeridos ou injetados no corpo para que o nosso organismo produza anticorpos contra os agentes que compõem a vacina.

Ao produzir anticorpos, nosso corpo também produz células de memória que guardam a informação sobre o organismos patogênico. Quando somos infectados novamente por esse agente, nosso corpo produz células de defesa rapidamente, impedindo-nos de ficar doentes.

Como a vacina atua como um agente preventivo, ela não cura doenças, devendo ser aplicada antes da contaminação. Após a contaminação, o agente imunizador que deve ser usado é o soro, que é formado por anticorpos previamente produzidos em um outro ser vivo.

→ Quando a primeira vacina foi criada?

A primeira vacina foi criada em 1796 por Edward Jenner, que conseguiu imunizar um garoto de oito anos contra a varíola. Para isso, Jenner extraiu pus de uma lesão na mão de uma ordenhadora que havia contraído a forma bovina da varíola e inoculou essa secreção em um garoto, que desenvolveu a forma branda da doença. Após quase dois meses, Jenner inoculou no mesmo garoto a secreção retirada de uma lesão provocada pela varíola humana. O menino não desenvolveu a doença, pois estava imune. Surgia aí a primeira vacina.

→ Quando as vacinas chegaram ao Brasil?

A vacina contra a varíola, a primeira criada, chegou ao Brasil em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena.

→ As vacinas podem provocar reações desagradáveis?

Algumas pessoas, após receberem a vacina, desencadeiam algumas reações, mas elas são normalmente transitórias e não causam danos graves ao organismo. Entre os principais problemas relatados, destacam-se febre, vermelhidão, dor no local e cansaço.

→ O que é o Programa Nacional de Imunizações?

O Programa Nacional de Imunizações, também chamado de PNI, é um programa do Ministério da Saúde que garante imunização para a população brasileira. Criado em 1973, o PNI tem traçado uma história de conquistas, destacando-se a erradicação do sarampo e eliminação do tétano neonatal, além da manutenção da erradicação da poliomielite.

→ Quais vacinas são oferecidas gratuitamente pelo Ministério da Saúde?

Atualmente são distribuídas gratuitamente 25 vacinas pelo Ministério da Saúde, destacando-se:

  • Vacina contra tuberculose 
  • Vacina oral contra poliomielite
  • Vacina contra difteria, tétano, coqueluche e meningite
  • Vacina contra sarampo, rubéola e caxumba 
  • Vacina contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora 
  • Vacina contra hepatite B
  • Vacina contra febre amarela
  • Vacina contra HPV
  • Vacina contra gripe
  • Vacina contra pneumonia

 

Fonte: MundoEducação


17/10/2017