(41) 3512-5900
R. Desembargador Westphalen, 2151 - Rebouças - Curitiba/PR

DIA NACIONAL DA LUTA CONTRA O REUMATISMO – 30 DE OUTUBRO


Segundo estatísticas, cerca de 15 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de doença reumática, as quais são compostas por mais de cem doenças distintas que atingem os ossos, articulações, cartilagens, músculos, fáscias, tendões e ligamentos. Além disso, essas doenças também podem comprometer diversos órgãos do corpo humano, como os rins, o coração, os pulmões e o intestino, assim como a pele.

Diferente do que muitos pensam, o reumatismo não atinge somente idosos. Pode atingir pessoas de todas as idades, inclusive crianças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 130 tipos de doenças reumáticas como artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, fibromialgia, artrite reumatoide. A osteoartrose, conhecida como “bico de papagaio”, é uma das mais comuns e atinge 60% da população. O problema, relacionado à coluna, causa dores nas articulações e rigidez após o repouso. Como a causa do reumatismo é desconhecida, a população carece de informações para procurar ajuda médica.

O diagnóstico do reumatismo é feito com base em exames laboratoriais e análise do conjunto de sintomas e sinais observados pelo médico. Além da dor, inflamações são especialmente levadas em consideração para detectar a doença. A maioria dos tratamentos envolve procedimentos não farmacológicos, tais como: prática de atividades físicas e controle de peso e do consumo de álcool e cigarro.

As doenças reumáticas podem atingir pessoas de todas as idades, previna-se! Hábitos saudáveis são escudos para a maioria das doenças!

 

Fonte: vvale.com.br


30/10/2017