(41) 3512-5900
R. Desembargador Westphalen, 2151 - Rebouças - Curitiba/PR

DIA DO CIRURGIÃO DENTISTA – 25 DE OUTUBRO


Há mais de 130 anos, o 25 de outubro é celebrado como o dia do profissional da Odontologia. A data de séculos passados faz referência ao decreto 9.311 assinado em 1884, que criou os primeiros cursos de graduação de Odontologia do Brasil, localizados no Rio de Janeiro e na Bahia. Posteriormente, uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Cirurgião-Dentista no país.

De acordo com pesquisas relacionadas à área, a Odontologia tem avançado muito nos últimos anos devido à incorporação de novas tecnologias. Hoje, alguns procedimentos se tornaram menos invasivos e oferecem mais conforto, menos dor e mais qualidade de vida ao paciente.

Dentro do Sistema Único de Saúde, a implementação de programas como o Brasil Sorridente, lançado em 2004, e a Política Nacional de Saúde Bucal contribuem para melhorar o acesso e o atendimento da população. Dados apontam que 35% dos brasileiros possuem alguma disfunção que necessita de tratamento ortodôntico. Outros avanços dizem respeito às novas opções de tratamento odontológico, como a ortodontia e o implante dentário, disponíveis nas unidades de saúde e nos centros especializados de saúde bucal, os chamados CEOs.

De acordo com a conselheira nacional de saúde, representante do Conselho Federal de Odontologia e coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal, Graciara Mattos, a Odontologia nos últimos anos tem “fundamentado numa nova maneira de atuação sobre o processo saúde–doença, com ênfase na proteção e a promoção além do atendimento domiciliar, definindo área de abrangência, equipe multiprofissional, ação preventiva e de promoção da saúde a partir de prioridades epidemiológicas da área adstrita e PNSB”, informou.

Para a conselheira, a participação da categoria dentro do Controle Social significa estar presente em espaços importantes para o desenvolvimento da saúde bucal. Graciara cita como exemplo a instituição do Programa Brasil Sorridente Indígena, criado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena com forte apoio do Conselho Nacional de Saúde. “Esta é a primeira política nacional elaborada especialmente para tratar da saúde bucal desses povos, executado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dseis)”, ressaltou.

Dia Nacional da Saúde Bucal

A saúde dos dentes não significa apenas um belo sorriso. Responsável por aguçar os sentidos do nosso paladar, a falta de cuidado e a higiene com a boca e com os dentes podem causar ou piorar problemas no coração, infecções respiratórias e até a osteoporose. Para nos lembrar da importância da saúde bucal, o dia 25 de Outubro foi consagrado como o Dia Nacional da Saúde Bucal.

Segundo o Ministério da Saúde, quase 90% das cidades brasileiras contam com pelo menos uma das 21,7 mil equipes de cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal. O atendimento, por meio do Brasil Sorridente, é feito em postos de saúde e também nos 181 consultórios móveis destinados a localidades mais carentes e difícil acesso. Dados indicam que em 2011 mais de 150 milhões de consultas odontológicas foram feitas no país.

 

Fonte: cfo.org.br


25/10/2017