logo Blog

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

O objetivo desta data é fazer com que toda a sociedade discuta este assunto, com a principal missão de ajudar a controlar esta doença que mata milhões de pessoas ao redor do mundo.

O Dia Mundial do Câncer foi criado em 2000 e instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, e desde então trabalha para que o maior número de pessoas tenha informações sobre a doença, ajudando principalmente na sua prevenção.

O tema da campanha 2019 – 2021 é “Eu sou e eu vou”, que tem como objetivo incentivar as pessoas a unirem esforços na conscientização da doença, para que cada vez mais indivíduos sintam a necessidade de obter diagnóstico precoce e, assim, aumentar as probabilidades de vida diante essa doença.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer.

Entre 80% e 90%, os casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.

Alguns sinais podem sugerir o desenvolvimento de um câncer e exigem avaliação médica: perda de sangue na urina ou nas fezes, crescimento de qualquer parte do corpo, perda acentuada de peso fora de um regime alimentar e manchas ou pintas suspeitas na pele são alguns exemplos.

O cuidado e atenção com o corpo e saúde precisam ser diários e acontecer durante toda a nossa vida. O nosso normal mudou, mas o câncer, não. Todos os dias recebemos a chance de cultivar bons hábitos para ter qualidade de vida. O poder da transformação está na atitude e compromisso de cada um. Algumas dicas e ações importantes para a retomada do autocuidado e prevenção:

  • Não fume: O tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo, 90% dos casos de câncer de pulmão tem o cigarro como responsável e também 30% da ocorrência de outros tipos de câncer como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim bexiga, colo de útero e leucemia.
  • Evite o consumo bebidas alcoólicas: O álcool aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores como intestino, esôfago, fígado e. potencializa os efeitos do tabaco.
  • Adote uma alimentação saudável: Evite o consumo excessivo de açúcares, gorduras, carnes processadas e alimentos com alto teor de sódio e conservantes. Prefira a ingestão de alimentos regionais de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas. A alimentação deve ser saborosa, respeitar a cultura local, proporcionar prazer e saúde.
  • Movimente-se: Para a prática de atividade física não há necessidade de serem aquelas modalidades que demandem a contratação de serviços como academia, atividades simples como trocar o elevador pela escada, levar o cachorro para passear, cuidar do jardim, pedalar, dançar e caminhar tanto no tempo livre quanto em deslocamentos para outros compromissos são ótimas opções;
  • Mantenha o peso corporal adequado.
  • Amamente: O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável.
  • Pratique sexo seguro: O uso de preservativo é fundamental na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis entre elas o HPV que é o principal responsável por alguns tipos de câncer como o de colo de útero, vulva, pênis e orofaringe.
  • Vacine contra o HPV: Meninas de 09 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos disponível pelo SUS nas Unidades de Saúde.
  • Proteja-se da Hepatite B: O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da Hepatite B, o uso de preservativos e a vacina são atitudes importantes para a prevenção. A vacina é para todas as idades, disponível pelo SUS nas Unidades de Saúde.
  • Mantenha a rotina de consultas médicas e exames anuais: Mulheres que tem ou já tiveram relação sexual e com idade entre 25 a 64 anos devem realizar o exame preventivo de câncer de colo de útero Papanicolau a cada três anos (após dois exames anuais negativos).
  • Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h:  use sempre proteção adequada, como boné, chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
  • Evite a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho: Agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho, e evitar ou diminuir a exposição a estes agentes seria o ideal e desejável.
  • Fique atento aos sinais do seu corpo: É importante que se preste atenção no corpo e realize autoexame, pois só assim é possível notar sintomas de câncer, como a presença de algum caroço estranho, uma íngua, mancha na pele ou outro sinal.

Fontes:

Instituto Nacional do Câncer - INCA
Union for International Cancer Control's (UICC)

Dr. Auro Del Giglio (Oncologista HCOR)

Postado em:11th Feb 2021 10:34:14

VOLTAR >>Saúde >> Datas