logo Blog

COMO É BOM COMER COM QUEM SE GOSTA

A experiência de estarmos à mesa para a alimentação em meio as pessoas que gostamos trás muitos benefícios para nossa saúde física e psicológica. Neste momento são liberadas inúmeras substâncias que nos trazem sensações de bem estar e, para as crianças e adolescentes este hábito ajuda a lidarem melhor com seus problemas, sentindo maior segurança. Estudos indicam que crianças que sentam à mesa com seus pais rotineiramente são mais ativas, consomem menos refrigerantes, menos alimentos gordurosos e possuem melhores habilidades sociais.

Os pais são espelhos na hora da formação do paladar e das escolhas na educação alimentar, por isso, é muito importante um bom exemplo dos pais, passando segurança, conforto e conhecimentos para que os pequenos vejam e criem o hábito de se alimentarem de forma mais saudável, sendo assim, mais fácil resistir aos biscoitos recheados, salgadinhos e outras guloseimas. É claro que a relação deve ser livre e sem radicalismos. A negociação de um dia da semana onde se possa comer o que quiser será uma boa saída para a melhor aceitação das crianças.

Existem mais alguns benefícios da refeição em família, como por exemplo a promoção de troca de ideias onde através de uma discussão saudável sobre algum assunto todos podem participar colocando sua opinião.

Quando os horários dos membros da família forem muito diferentes é provavel  que não consigam fazer todas as refeições juntos, mas pelo menos uma refeição deve ser em família e, as que não forem, procurar sempre ser com uma alimentação o mais saudável possível, deixando preparada com antecedência ou em um restaurante mais natural e de alimentação mais próxima da caseira.

O mais importante de tudo isto é termos um momento especial onde o celular, TV, computador, enfim nada interfira nesta comunicação interpessoal, maravilhosa e especial do dia.

Escrito por: Consuelo Degraf

Fontes de pesquisa:
Revista Crescer – Saúde
Blog Jasmine
Site Fluent

Postado em:19th Sep 2019 09:25:24

VOLTAR >>Saúde >> Alimentação